Existem solicitações que escuto pelos corredores, algumas posso até não concordar totalmente, mas acredito que como toda sugestão deve ser analisada.
Carga horária:
Uma destas sugestões é a diminuição da carga horária dos servidores técnico-administrativos. É uma solicitação que está sendo atendida em algumas autarquias e que, após um bom estudo, se não tiver como consequência a necessidade de novos servidores, se não houver queda na produção e nem no horário de atendimento poderia ser aplicada no Campus Congonhas. Por outro lado também sei que alguns setores teriam que diminuir o horário de atendimento ou teria que ser contratado novos servidores para que ocorra a redução da jornada de trabalho, coisa que acho errado e que não deveria ser feito nestes casos. Nada que um bom estudo não possa ajudar a encontrar uma solução.
Estrutura administrativa:
Atualmente temos um CD-2, um CD-3 e dois CD-4 (CD = Cargo de Direção, quanto menor o número maior a remuneração) no campus Congonhas. Hoje a distribuição é a seguinte: CD-2 para o Diretor-Geral, CD-3 para o Diretor de Administração e Planejamento, CD-4 para o Diretor de Ensino e para o Diretor de Pesquisa ... e Extensão. Mas também é visível que os maiores problemas estão na Diretoria de Ensino, afinal é onde a maior parte da equipe está lotada (os docentes e alguns técnico-administrativos) e onde é feito parte dos atendimentos aos alunos. Se é uma das diretorias com maior demanda, por que não o CD-3 ficar com o Diretor de Ensino?
Outro ponto em relação a estrutura administrativa é um docente ocupar a Diretoria de Administração e Planejamento (já adianto que não tenho nada contra o atual diretor). Nesta diretoria estão lotados somente técnico-administrativos e executa ação que, apesar de fundamentais para o ensino, não estão ligadas diretamente a atividade de docência, como: compra e controle de materiais, conservação do campus, gestão de pessoas, entre outros.
Por que não o Diretor de Administração e Planejamento ser um técnico-administrativo?
Com algumas exceções, a capacitação e experiência profissional dos técnico-administrativos na área de gestão costumam ser superiores aos dos docentes, afinal eles estão trabalhando na área que foram contatados.