Começarei com uma história antiga, da época em que o CEFET-OP estava se transformando em IFMG (mas os gestores eram os mesmos) que muitos não conhecem... Os 500 mil para equipar os laboratórios da mecânica (que até hoje não funcionam).
Há muito tempo atrás,
numa terra que não era distante,
surgia uma verba de 500 mil reais,
para equipar os laboratórios da mecânica.
Esta verba foi conseguida pelo atual reitor, Caio Mário Bueno Silva, se não me engano a partir de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Virgílio Guimarães ou Reginaldo Lopes. A área da mecânica atendeu todas as solicitações (especificações, orçamento,..) feitas para a compra dos equipamentos para os laboratórios.
Mas, o que aconteceu?
Nada foi comprado, a verba foi devolvida.
Segundo informações que obtive na época, isso ficou parado em uma gaveta no setor de compras no campus Ouro Preto (ainda não existia a reitoria em Belo Horizonte) sem o pessoal responsável pelo setor de compras saber o que era.
E de quem é a reponsabilidade por isso? Do setor de compras de Ouro Preto? Do Diretor-Geral?
De ambos, tanto o setor de compras tinha a responsabilidade de saber do que se tratava como o Diretor-Geral tinha que ter o comprometimento de acompanhar todo o processo de compra, não deixar que ele ficasse parado em uma gaveta.